10 pratos que você precisa provar na Itália

Sinônimo de boa comida e ingredientes de primeira, descubra os ícones da culinária italiana.

A primeira coisa que nos vêm à cabeça quando pensamos na Itália é… comida! Não tem jeito, quando a gente pensa em comida para o dia a dia, é a italiana que nos inspira.

Comer é um prazer para os italianos. E eles não têm pressa. Primeiro prato, segundo prato, sobremesa… Gasta-se fácil três ou quatro horas fartando-se dos mais variados pratos numa refeição completa por lá. Não temos a pretensão aqui de dizer o que você deve ou não comer, mas fizemos uma lista com dez sugestões de pratos que todo mundo que come na Itália se encanta. E você, qual seu prato (ou restaurante) italiano favorito?

 

 

  1. Tiramisu

Uma das sobremesas favorita no mundo! Sua origem já diz muito sobre o Tiramisu. Em italiano quer dizer tira + mi + su, algo como “levanta-me” ou “puxe-me para cima”. Uma mistura perfeita de biscoitos aerados (conhecidos como champanhe aqui no Brasil), um creme de marcarpone, expresso e chocolate. Não tinha como dar errado!

 

  1. Pizza Magherita

Mais um clássico italiano… Elas são menos recheadas do que as que comemos no Brasil, mas a massa crocante e os ingredientes, são incomparáveis, maravilhosos!!

 

  1. Ribollita

Depois de um longo dia de turismo pelas belas paisagens italianas no frio, nada melhor que uma sopa para aquecer o corpo e a alma. A Ribollita é uma sopa típica da Toscana criada por camponeses que as comiam em dias que não havia carne. Ribolitta significa “refervida”. Ou seja, esta sopa fica melhor ainda no dia seguinte.

 

  1. Tortelli di zucca

Um dos pratos mais gostosos que eles preparam com o ingrediente é o tortelli, uma espécie de ravioli, recheado com esta delícia. Se o molho ainda for de manteiga queimada com sálvia fica ótimo!

 

  1. Risotto alla milanese

Esqueça aqueles risotos secos e feitos com arroz agulhinha que muitas vezes a gente encontra por aqui. O verdadeiro risotto italiano é cremoso, feito com arroz arbóreo (ou carnaroli), cheio de sabor e tem quase a consistência de um mingau. Apesar das várias opções que encontramos por lá, o alla milanese é um dos mais tradicionais.

 

  1. Polenta

Outro típico prato que aquece o corpo e a alma, a polenta é consumida de várias maneiras na Itália: mole, dura, frita, grelhada. Difícil escolher a mais gostosa. Ela é feita com diferentes tipos de farinha de milho e sua cor pode variar entre o bege e o amarelo.

 

  1. Ossobuco

Prato típico da Lombardia, o ossobuco é um corte bovino obtido da parte superior da canela de vitela. Como a carne é um pouco fibrosa, é preciso cozinhar o ossobuco por horas e horas em fogo baixo. Assim, a carne fica super molinha e solta do osso com extrema facilidade.

 

  1. Arancini

Se risotto já é bom, imagina um bolinho frito de risotto?! Melhor ainda! O arancini é nada menos do que a sobra do risotto, geralmente incrementada ou com algum recheio para deixar o bolinho ainda mais gostoso. Depois ele é frito e pode ser servido com algum tipo de molho para acompanhar. O nome significa “laranjinha”, por sua semelhança com a fruta.

 

  1. Tortellini in brodo

O tortellini in brodo nada mais é que uma mistura de sopa e macarrão. Ou seja, não podia ser melhor que isso, certo? Para os dias mais frios e aqueles que a gente está super cansado depois de bater perna pelas belas ruas italianas, ele é reconfortante e nos enche de energia para o dia seguinte.

 

  1. Panna Cotta

Uma panna cotta bem feitinha também é muito perfeita!!! O problema é encontrar uma que não seja doce demais, nem que seja muito dura (tem que ser meio cremosinha, como um pudim) e que leve baunilha de verdade (a fava, não a essência). Vale muito a pena provar!!!

 

Fonte: Revista Veja

Deixe uma resposta

treze − seis =