Sinônimo de boa comida e ingredientes de primeira, descubra os ícones da culinária italiana.
A primeira coisa que nos vêm à cabeça quando pensamos na Itália é… comida! Não tem jeito, quando a gente pensa em comida para o dia a dia, é a italiana que nos inspira.
Comer é um prazer para os italianos. E eles não têm pressa. Primeiro prato, segundo prato, sobremesa… Gasta-se fácil três ou quatro horas fartando-se dos mais variados pratos numa refeição completa por lá. Não temos a pretensão aqui de dizer o que você deve ou não comer, mas fizemos uma lista com dez sugestões de pratos que todo mundo que come na Itália se encanta. E você, qual seu prato (ou restaurante) italiano favorito?
-
Tiramisu
Uma das sobremesas favorita no mundo! Sua origem já diz muito sobre o Tiramisu. Em italiano quer dizer tira + mi + su, algo como “levanta-me” ou “puxe-me para cima”. Uma mistura perfeita de biscoitos aerados (conhecidos como champanhe aqui no Brasil), um creme de marcarpone, expresso e chocolate. Não tinha como dar errado!
-
Pizza Magherita
Mais um clássico italiano… Elas são menos recheadas do que as que comemos no Brasil, mas a massa crocante e os ingredientes, são incomparáveis, maravilhosos!!
-
Ribollita
Depois de um longo dia de turismo pelas belas paisagens italianas no frio, nada melhor que uma sopa para aquecer o corpo e a alma. A Ribollita é uma sopa típica da Toscana criada por camponeses que as comiam em dias que não havia carne. Ribolitta significa “refervida”. Ou seja, esta sopa fica melhor ainda no dia seguinte.
-
Tortelli di zucca
Um dos pratos mais gostosos que eles preparam com o ingrediente é o tortelli, uma espécie de ravioli, recheado com esta delícia. Se o molho ainda for de manteiga queimada com sálvia fica ótimo!
-
Risotto alla milanese
Esqueça aqueles risotos secos e feitos com arroz agulhinha que muitas vezes a gente encontra por aqui. O verdadeiro risotto italiano é cremoso, feito com arroz arbóreo (ou carnaroli), cheio de sabor e tem quase a consistência de um mingau. Apesar das várias opções que encontramos por lá, o alla milanese é um dos mais tradicionais.
-
Polenta
Outro típico prato que aquece o corpo e a alma, a polenta é consumida de várias maneiras na Itália: mole, dura, frita, grelhada. Difícil escolher a mais gostosa. Ela é feita com diferentes tipos de farinha de milho e sua cor pode variar entre o bege e o amarelo.
-
Ossobuco
Prato típico da Lombardia, o ossobuco é um corte bovino obtido da parte superior da canela de vitela. Como a carne é um pouco fibrosa, é preciso cozinhar o ossobuco por horas e horas em fogo baixo. Assim, a carne fica super molinha e solta do osso com extrema facilidade.
-
Arancini
Se risotto já é bom, imagina um bolinho frito de risotto?! Melhor ainda! O arancini é nada menos do que a sobra do risotto, geralmente incrementada ou com algum recheio para deixar o bolinho ainda mais gostoso. Depois ele é frito e pode ser servido com algum tipo de molho para acompanhar. O nome significa “laranjinha”, por sua semelhança com a fruta.
-
Tortellini in brodo
O tortellini in brodo nada mais é que uma mistura de sopa e macarrão. Ou seja, não podia ser melhor que isso, certo? Para os dias mais frios e aqueles que a gente está super cansado depois de bater perna pelas belas ruas italianas, ele é reconfortante e nos enche de energia para o dia seguinte.
-
Panna Cotta
Uma panna cotta bem feitinha também é muito perfeita!!! O problema é encontrar uma que não seja doce demais, nem que seja muito dura (tem que ser meio cremosinha, como um pudim) e que leve baunilha de verdade (a fava, não a essência). Vale muito a pena provar!!!